Ipaov

Ipaov

domingo, 7 de junho de 2009

Traficantes da Selva - 07/06/2009

Um pequeno comércio. Um grande crime. E uma vítima ainda maior: a biodiversidade mais rica do planeta.

Fonte: Repórter Record /Roberto Cabrini
Postado por: J.Gomes / IPAOV



O Repórter Record investiga como a venda clandestina de animais silvestres, a extração ilegal de produtos como palmito e madeira colocam em xeque a preservação de um dos mais valiosos patrimônios brasileiros, a natureza.

Nossos repórteres visitaram as chamadas feiras do rolo e as lojas que alimentam o tráfico da selva.

Tivemos acesso a cenas chocantes. Araras apertadas na gaiola. Pássaros machucados. Iguanas mortas. Uma preguiça que chora de dor porque teve as unhas cortadas para não ferir o provável comprador.

Fomos conhecer a história do garoto que viu o sonho de ser jogador de futebol ameaçado por um pedaço de pizza de palmito. Extraído de forma ilegal e sem qualquer condição de higiene, o recheio foi a causa do botulismo, que deixou o adolescente quase dois meses na UTI.

Quem são e como agem os traficantes da selva? Por que, depois de ter os animais apreendidos e receber multas, eles dizem que vão continuar a praticar este crime? Será que a punição não é muito branda?

E as autoridades ambientais? O que diz o Ibama? O que a polícia pode fazer quando flagra o comércio clandestino de bichos e plantas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário